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ANÁLISE FOTOGAMÉTRICA DA POSTURA SENTADA EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE

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ANÁLISE FOTOGAMÉTRICA DA POSTURA SENTADA EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE

O ambiente escolar é de grande importância para o aprendizado do aluno, visto que é neste espaço que o estudante passa diariamente, no mínimo, quatro horas.

Photogrammetry analysis of sitting posture in children from a school of state country Caruaru-PE

Carlos Eduardo Alves de Souza1, Paulo Victor Gonçalves Barbosa da Silva2, Rafaelly Rodrigues da Rocha2, Vitória Régia Barbosa de Freitas2  

RESUMO

Contextualização: O ambiente escolar é de grande importância para o aprendizado do aluno, visto que é neste espaço que o estudante passa diariamente, no mínimo, quatro horas. Posicionamentos errados induzem à sobrecarga articular, que pode desencadear problemas na coluna vertebral. Objetivo: Descrever as alterações na postura sentada de estudantes de uma escola estadual de Caruaru-PE. Métodos: Estudo de corte transversal com 34 alunos. A coleta de dados foi composta por duas etapas: entrevista através de um questionário e avaliação da postura sentada, por meio de software para avaliação postural (SAPO). Resultados: Para análise dos dados, foi utilizado o software Epidata Analysis 3.1. As alterações posturais foram os  desalinhamentos dos joelhos (55.9%) e quadril (49.1%). Além disso, 76.5% dos escolares relatou a presença de dor na coluna vertebral. Conclusão: As prevalências de dor na coluna vertebral e alterações posturais na posição sentada foram relevantes entre os escolares.

Palavras-Chave: Postura; Coluna vertebral; Prevalência.

ABSTRACT

Introduction: The school environment is of great importance to student learning, since it is here that the student spends every day at least four hours. Wrong positionings induce articular overload, which can trigger spinal problems. Objective: To describe the changes in the sitting posture of students from a state school of Caruaru-PE. Methods: Cross-sectional study with 34 students. Data collection consisted of two steps: interview through a questionnaire and evaluation of the sitting position, using software for postural assessment (SAPO). Results: For data analysis, we used the Epidata Analysis 3.1 software. Postural changes were misalignments of the knees (55.9%) and hip (49.1%). Furthermore, 76.5% of the subjects reported that pain in the spine. Conclusion: The prevalences of pain in the spinal column and postural changes in the sitting position was relevant factor among students in this way.

Keywords: Posture; Spine; Prevalence.

SOBRE OS AUTORES

1. Mestre em Ciências da Saúde pela UPE, Especialista em Morfologia pela UFPE, Professor de Fisioterapia da Faculdade ASCES, Caruaru, PE – Brasil.
2. Fisioterapeutas graduados pela Faculdade ASCES, Caruaru – PE – Brasil

AUTOR CORRESPONDENTE

Carlos Eduardo Alves de Souza

Av. Portugal, 584, Bairro Universitário

CEP: 55000-000, Caruaru – PE – Brasil