Edição: 2016, Ed.1-JAN-FEV-MAR
Os centros educacionais passaram a ampliar o tempo de per- manência dos alunos na escola, a fim de melhor atender as suas necessidades de aprendizagem.
Postural photogrammetric analysis of full time school students in Caruaru-PE
Amanda Caroline de Andrade Ferreira1; Maria Regielle Soares da Silva1; Erlan Miranda da Silva1; Carlos Eduardo Alves de Souza2
RESUMO
Os centros educacionais passaram a ampliar o tempo de per- manência dos alunos na escola, a fim de melhor atender as suas necessidades de aprendizagem. Em virtude desse aumento, foram criadas as escolas integrais, com um tempo mínimo de 6 horas de permanência. Esta carga horária de estudo relacio- nada aos padrões ergonômicos inadequados, maus hábitos de posicionamentos podem desencadear vários tipos de alterações posturais, sendo elas a hipercifose, hiperlordose e escoliose. O presente estudo teve como objetivo descrever as alterações posturais na coluna vertebral em estudantes da escola de referência em ensino médio Dom Miguel de Lima Valverde (ERDOM) de Caruaru-PE. Foi realizado um estudo de corte transversal, participaram da pesquisa 47 alunos do 3º ano do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: entrevista através de um formulário e a avaliação postural base- ada em fotogrametria. A escoliose foi a alteração postural mais frequente (78.2%), seguida de hiperlordose lombar (29.8%). A atuação da Fisioterapia preventiva nestes escolares é de grande importância, no sentido de intervir precocemente na instalação e progressão destes desvios.
Palavras-Chave: Postura, Fotogrametria, Fisioterapia, Estudantes.
ABSTRACT
The educational centers began to extend the length of stay of students in school to better meet their learning needs. Because of this increase the all-day schools were created, with a minimum time of 6 hours of school permanence. These hours of study related to inadequate ergonomic standards, bad positioning habits can trigger various types of postural changes, which were hyperkyphosis, hyperlordosis and scoliosis. This study had the aimed to describe the postural changes in the backbone in the students’s in high school Don Miguel de Lima Valverde (ERDOM) of Caruaru-PE. A cross-sectional study was conduc- ted and participated in the survey 47 students of the 3rd year of high school. Data collection was conducted in two stages: an interview through a form and postural assessment through photogrammetry. Scoliosis was the most frequent postural change (78.2%), followed of hyperlordosis low back (29.8%). The performance of the preventive physical therapy about these students is of great importance to intervene early in the onset and progression of these deviations.
Keywords: Posture, Photogrammetry, Physical Therapy, Students
SOBRE O AUTOR
1. Graduandos em Fisioterapia pela Faculdade ASCES / Caruaru / Pernambuco / Brasil. 2. Mestre e Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco / Professor da Faculdade ASCES / Caruaru / Pernambuco / Brasil.
AUTOR CORRESPONDENTE
Amanda Caroline de Andrade Ferreira; Endereço: Rua Manoel Burgos, Número 206, Centro, Lajedo, Pernambuco, Brasil. Telefone: (87) 99662-4165. Email: amanda- caroline_@hotmail.com