Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha1, Marlene Zwierewicz1, Silvia Adriany Kochan Marcon1; Gislaine Cristina Borini1; Vagner Munaro1
1Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Caçador, Santa Catarina, Brasil.
Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha
Rua Visconde de Mauá, 77, ap. 305, Centro – Caçador (SC), Brasil – CEP 89500-169 – Telefone: (49) 99122-7670 – E-mail: ricelliendrigo@yahoo.com.br
Edição: ED-4-OUT-NOV-DEZ
RESUMO
Os distúrbios musculoesqueléticos impactam negativamente a saúde dos professores e diversos fatores podem desenvolver ou agravar esta condição. O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre as características socioeconômicas e ocupacionais com sintomas osteomusculares em professores da educação básica. Participaram do estudo 48 professores do ensino infantil e fundamental dos municípios de São Ludgero e Paulo Lopes. Foram avaliados características socioeconômicas, ocupacionais e sintomas osteomusculares (Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares). Apresentaram sintomas osteomusculares 26% dos professores e as regiões anatômicas com maior frequência foram a parte inferior das costas (43,8%), ombros (33,3%), punhos/mãos (31,3%). O estado civil, a pratica de atividade física e uso de medicamentos foram associados com sintomas no quadril/coxa, pescoço e joelhos, respectivamente, (p<0,05). O tempo de docência no magistério e pluriemprego também foram associados com sintomas nos punhos/mãos e tornozelo/pé, respectivamente, (p<0,05). Em conclusão, as características sócio ocupacionais dos professores estão associados com sintomas osteomusculares.
Descritores: Dor Musculoesquelética; Trabalho; Docentes; Ensino.
ABSTRACT
Musculoskeletal disorders negatively impact the health of teachers and several factors may develop or worsen this condition. The objective this study was to assess the association between socioeconomic and occupational characteristics with musculoskeletal symptoms in basic education teachers. Participated in the study 48 teachers of early childhood and elementary education from São Ludgero and Paulo Lopes, Santa Catarina, Brazil. Socioeconomic and occupational characteristics and Musculoskeletal symptoms (Nordic Musculoskeletal Questionnaire) were evaluated. The results showed that Twenty-six percent (26%) of the teachers presented musculoskeletal symptoms and the most frequent anatomic regions were the lower back (43.8%), shoulders (33.3%), wrists/hands (31.3%). Marital status, physical activity and medication were associated with symptoms in the hip/thigh, neck and knees, respectively (p <0.05). Length of employment in teaching and multiemployment were also associated with wrist/hand and ankle/foot symptoms, respectively, (p <0.05). Conclusion. In conclusion, the socio-occupational characteristics of school teachers are associated with musculoskeletal symptoms.
Keywords: Musculoskeletal Pain; Work; Teachers; Teaching.