Edição: 2011, Ed.4-JUL-AGO
Sabrina Bartel¹, Marcus Vinicius Marques Moraes²
Gêmeos Siameses são unidos por alguma parte do corpo e geralmente compartilham alguns órgãos. A incidência é de, aproximadamente, 1 em 97,5 mil nascimentos. Os gêmeoscraniópagos (unidos pela cabeça) correspondem a 2%. A união de dois corpos determina limites de desenvolvimento, motricidade atípica e restrições espácio-corporais.No caso dos gêmeos siameses há uma restrição biológica causada pelas alterações anatômicas ou sequelares da cirurgia de separação. As tarefas executadas pelo binômio cuidadora/bebê também sofrem restrições e ambientes domiciliares desfavoráveis também podem acarretar um pobre desenvolvimento.
RESUMO
Gêmeos Siameses são unidos por alguma parte do corpo e geralmente compartilham alguns órgãos. A incidência é de, aproximadamente, 1 em 97,5 mil nascimentos. Os gêmeoscraniópagos (unidos pela cabeça) correspondem a 2%. A união de dois corpos determina limites de desenvolvimento, motricidade atípica e restrições espácio-corporais.No caso dos gêmeos siameses há uma restrição biológica causada pelas alterações anatômicas ou sequelares da cirurgia de separação. As tarefas executadas pelo binômio cuidadora/bebê também sofrem restrições e ambientes domiciliares desfavoráveis também podem acarretar um pobre desenvolvimento. Define-se como objetivo geral deste estudo caracterizar as oportunidades para o desenvolvimento psicomotor de um individuo gêmeo siamês craniópago pós-separação cirúrgica.O instrumento utilizado para avaliar o nível de oportunidades para o desenvolvimento motor da criança foi o questionário AHEMD. Foi verificado nesse estudo, que pela desvantagem sócio econômica da família, a criança esta mais exposta a ambiente pouco propício a uma adequada estimulação pro desenvolvimento global. Encontramos também a mãe e o pai apenas com ensino fundamental completo, afirmando que supostamente o resultado poderia ser maior se o nível de escolaridade também o fosse. Materiais para motricidade fi na e a motricidade grossa do participante com pontuação muito baixa , porém com grandes variedades de estimulações. Atribuímos a isso, o fato de que o participante iniciou a pouco tempo com orientação psicopedagógica para aprendizagem do uso das mãos.O Fisioterapeuta deve intervir por meio de ação como educação em saúde,eliminar barreiras arquitetônicas e melhora de acessibilidade, adaptações de materiais, orientação e seleção no uso dos brinquedos, facilitação de padrão postural e jogos recreacionais.Sugere-se que haja uma abordagem em equipe. E quando instalado um tratamento interdisciplinar, haja interação entre os profissionais.
Palavras Chave: desenvolvimento, gemêos siamêses, estimulação motora.
ABSTRACT
Siamese Twins are joined by some part of the body and often share some organs. The incidence is approximately 1 in 97,500 births. The twin craniópago (joined by the head) corresponds to 2%. The union of two bodies determines the limits of development, movement restrictions and atypical space-body. In the case of Siamese twins is a restriction caused by biological or anatomical sequela of surgical separation. The tasks performed by the binomial caregiver / baby also suffered restrictions and unfavorable home environments may also lead to a poor development. Defi ne as general objective of this study to characterize the opportunities for the psychomotor development of an individual parasitic twin craniópago post-separation instrument surgery. The used to assess the level of opportunity for the child’s motor development was the questionnaire AHEMD. Go verifi ed in this study that the socio economic disadvantage of the family, the child is more exposed to the environment is unfavorable adequate stimulation pro development global. To find also the mother and father only completed elementary education, saying that allegedly the result could be higher if the level of education also fosse. To fi nd and materials for fi ne motor and motor with the participants gross score very low, but with different kinds of stimuli. Assign to this the fact that the participant began with little time for learning orientation psychopedagogical use of hands as drawing, games, etc.. We emphasize the importance of having opportunities for stimulation but know how to use them. The physiotherapist must interfere through action such as health education for society to eliminate architectural barriers and improve accessibility, adaptations of materials , guidance on the use and selection of toys, facilitation of postural pattern both . To recommend that there is a team approach because disability is not only motor. And when installed interdisciplinary treatment, there is interaction between the professionals.
Keywords: development, Siamese Twins, motor estimulation.
Sobre os Autores
1. Fisioterapeuta, Pesquisa e Extensão Inspirar Centro de Estudos;
2. Doutor, Universidade Regional de Blumenau – FURB.
Recebido: 06/2011
Aceito: 07/2011
Autor para correspondência: Sabrina Bartel
Email: bina.fisio@globo.com