José Fernando Vila Nova de Moraes1, Danielle Nogueira Moreira1, Gabriel Lucas Morais Freire1*, Wiviane Abreu Cavalcante2, José Roberto Andrade do Nascimento Junior1
1 Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil
2 Universidade Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil
Gabriel Lucas Morais Freire
Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil.
Rua Coronel João Rufino, N° 77. CEP: 52061-110.
E-mail: bi88el@gmail.com
Edição: ED-4-OUT-NOV-DEZ
Resumo
Este estudo teve o intuito de analisar a motivação para as aulas de Educação Física de escolares da cidade de Petrolina-PE. Seiscentos alunos de ambos os sexos, variando entre 13 e 19 anos de idade, estudantes de escolas públicas, responderam a um questionário acerca da temática. Os resultados demonstraram que as aulas de Educação Física não estão sendo tão motivantes, pois os alunos vêm recebendo sempre os mesmos conteúdos desde o ensino fundamental, e que os dois maiores índices de resposta dos alunos estão relacionados à obrigatoriedade da prática da Educação Física e que por outro lado a companhia dos amigos durante as aulas de Educação Física é dos fatores determinantes para a participação nas aulas. Levando em consideração os resultados obtidos com o presente estudo pode-se constatar que a motivação tem se feito presente no cotidiano do âmbito escolar, uma vez que tanto a motivação extrínseca quanto a intrínseca tem se manifestado como fatores relevantes no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física.
Palavras-chave: motivação; educação física; ensino médio, adolescentes.
Abstract
This study aimed to analyze the motivation for Physical Education classes of students from the city of Petrolina-PE. Six hundred students of both sexes, ranging from 13 to 19 years old, students from public schools, answered a questionnaire about the theme. The results showed that Physical Education classes are not being so motivating, because students have always been receiving the same content since elementary school, and that the two highest response rates of students are related to the compulsory practice of Physical Education and that On the other hand, the company of friends during physical education classes is one of the determining factors for class participation. Taking into account the results obtained with the present study, it can be seen that motivation has been present in everyday school life, since both extrinsic and intrinsic motivation have been manifested as relevant factors in the teaching-learning process in class. of Physical Education.
Keywords: motivation; physical education; high school; teenagers.
José Fernando Vila Nova de Moraes1, Danielle Nogueira Moreira1, Gabriel Lucas Morais Freire1*, Wiviane Abreu Cavalcante2, José Roberto Andrade do Nascimento Junior1
1 Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil
2 Universidade Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil
Gabriel Lucas Morais Freire
Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil.
Rua Coronel João Rufino, N° 77. CEP: 52061-110.
E-mail: bi88el@gmail.com