×

NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE – GOIÁS

Edição: ,

NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE – GOIÁS

A prática habitual de atividade física está entre os vários determinantes que contribui para uma boa condição de saúde.

Level of physical activity in school adolescents of city of Rio Verde – GO

Renato Canevari Dutra da Silva1, Rubia Cotarelli Ribeiro Guareschi2, Fernando Duarte Cabral3, Marcelo Gomes Judice4, Ramón Fabian Alonso López5

RESUMO

Contextualização: A prática habitual de atividade física está entre os vários determinantes que contribui para uma boa condição de saúde, sendo que esta tende a variar ao longo da vida. A realização de estudos para identificar os níveis de atividade física em adolescentes fornecem subsídios na implantação de programas que estimule a prática habitual de atividade física. Objetivo: Avaliar o nível de atividade física em adolescentes da rede de ensino do município de Rio Verde-GO e verificar possíveis diferenças do nível de atividade física entre os sexos e as redes de ensino pública e privada. Método: Aplicou-se o questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) – versão curta a 1229 adolescentes escolares de 15 a 17 anos, regularmente matriculados no ensino médio, período matutino do município de Rio Verde-GO. Resultados: Foi observado que 77,7% dos indivíduos avaliados apresentaram-se ativos. Quando considerado a rede de ensino encontrou-se 71,03% e 81,78% de indivíduos ativos para a entidade privada e pública, respectivamente. Com relação ao gênero, encontrou-se 86,03% de ativos para o sexo masculino e 70,26% para o sexo feminino. O sexo masculino apresentou percentuais de indivíduos ativos de 85,38% na rede privada e 86,41% na rede pública, enquanto, no sexo feminino verificou-se um percentual de 59,06% para os adolescentes ativos na rede privada e 77,47% na pública. Considerações finais: O nível de atividade física desses adolescentes foi alto, sendo maior no sexo masculino, já quanto às redes de ensino o nível de atividade física foi maior nos adolescentes pertencentes à rede pública.

Palavras-Chave: Ensino público e particular, Exercícios físicos, Qualidade de vida.

ABSTRACT

Contextualization: The habitual practice of physical activity is among the several determinants that contributes to a good health condition, which tends to vary throughout the life. Conducting studies to identify levels of physical activity in adolescents provides support in the implementation of programs that stimulate habitual practice of physical activity. Objective: To evaluate the level of physical activity among adolescents in the school network in Rio Verde-GO and to verify possible differences in the level of physical activity between the sexes and the public and private education networks. Method: The International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) – a short version was applied to 1229 school adolescents aged 15 to 17 years, regularly enrolled in high school, in the morning in the municipality of Rio Verde-GO. Results: It was observed that 77.7% of the individuals evaluated were active. When considering the educational network, 71.03% and 81.78% of active individuals were found for the private and public entity, respectively. Regarding gender, we found 86.03% of assets for males and 70.26% for females. The percentage of active individuals was 85.38% in the private network and 86.41% in the public network, whereas in the female sex there was a percentage of 59.06% for active adolescents in the private network and 77% 47% in the public sector. Final considerations: The level of physical activity of these adolescents was high, being greater in the male sex, whereas in the educational networks the level of physical activity was higher in the adolescents belonging to the public network.

Keywords: Public and private education, Physical exercises, Quality of life.

SOBRE OS AUTORES

1. Professor Adjunto da Universidade de Rio Verde – UNIRV;
2. Fisioterapeuta Graduada pela Universidade de Rio Verde – UNIRV.
3. Professor do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – GO (IERSRIVER)
4. Professor Adjunto da Universidade de Rio Verde – UNIRV
5. Professor Titular do Instituto Euro-Amaricano de Educação, Ciência e Tecnologia

Autor correspondente:

Renato Canevari Dutra da Silva
Endereço: Rua RC 11, Qd. 09, Lt. “C”, Residencial Canaã, Rio Verde- GO, CEP: 75909-690;
e-mail: renatocanevari@yahoo.com.br