RESUMO
Diante a pandemia da COVID-19 buscou-se a adaptação do Programa de Educação em Saúde (PES) para gestantes para um formato digital, com o intuito de levar conhecimento (ensino) e a pesquisa para a sociedade, possibilitando constância no atendimento às gestantes. Descrever o processo de implantação das ferramentas tecnológicas no PES para gestantes e analisar a satisfação dos discentes envolvidos. Estudo descritivo, de análise quali/quantitativa e de caráter observacional. A ferramenta tecnológica foi produzida pelos discentes do UNISAGRADO, de forma interdisciplinar com elaboração do conteúdo para o aplicativo (APP MATERNA) e uma revista digital. Os dados foram coletados por meio de um formulário online, via Google Forms, contendo 8 questões. Participaram deste estudo 23 alunos do ensino superior do UNISAGRADO, dos cursos de Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, Estética e Cosmética, Nutrição, Psicologia e Jogos Digitais. Para a interpretação dos resultados, foi considerado o percentual de respostas dentro de cada categoria nas questões de múltipla escolha. Com a categorização dos resultados obtidos no questionário de satisfação notou-se que 94,6% dos discentes envolvidos no projeto relataram satisfação em relação a participar do projeto, a elaboração do APP MATERNA, desenvolvimento, conteúdos disponibilizados, tempo empenhado, ao intuito, trabalho interdisciplinar e a possibilidade de promover educação em saúde para as gestantes. Observou-se insatisfação mínima de 4,8% dos participantes. Os discentes ficaram satisfeitos em participar de todo o processo de implantação de ferramentas tecnológicas em um PES para gestantes.
Palavras-chaves: Gestação. Educação em saúde. Interdisciplinaridade. Inovação Tecnológica.
ABSTRACT
In view of the COVID-19 pandemic, we sought to adapt the Health Education Program (PES) to a digital format, in order to bring knowledge (teaching) and research to society, enabling constancy in the care of pregnant women. To report the students’ satisfaction in participating in the process of implementing technological tools in PES for pregnant women. Descriptive study, quali/quantitative analysis and observational character. The technological tool was produced by the students of UNISAGRADO, in an interdisciplinary way with elaboration of the content for the application (APP MATERNA) and a digital magazine. The data were collected through an online form, via Google Forms, containing 8 questions. This study included 23 students from unisagrado higher education, physiotherapy, biomedicine, pharmacy, aesthetics and cosmetics, nutrition, psychology and digital games. For the interpretation of the results, the percentage of answers within each category was considered in the multiple choice questions. With the categorization of the results obtained in the satisfaction questionnaire, it was noticed that 94.6% of the students involved in the project reported satisfaction in relation to participating in the project, the elaboration of the APP MATERNA, development, contents made available, committed time, purpose, interdisciplinary work and the possibility of promoting health education for pregnant women. A minimum dissatisfaction of 4.8% of the participants was observed. The students were satisfied to participate in the entire process of implementing technological tools in a health education program for pregnant women.
Keywords: Pregnancy. Health education. Interdisciplinarity. Technological Innovation.