×

Multidisciplinaridade no trato com Análise dos Movimentos: Uma Contextualização

Edição: ,

Multidisciplinaridade no trato com Análise dos Movimentos: Uma Contextualização

Multidisciplinarity at deal with Movement Analysis: A Contextualization

Denise da Vinha Ricieri¹

Esta é uma revisão conceitual sobre a ciência de medir movimentos por meio de imagens, ou também chamada fotogrametria, e de como a fotografia tornou-se a moderna ferramenta de registros em saúde.

RESUMO

Esta é uma revisão conceitual sobre a ciência de medir movimentos por meio de imagens, ou também chamada fotogrametria, e de como a fotografia tornou-se a moderna ferramenta de registros em saúde. O leitor encontrará a situação dessa ciência dentro da biomecânica, o histórico da fotografia, suas variadas aplicações nas ciências da saúde e, finalmente, uma reflexão sobre o futuro desse instrumento na ciência do movimento.

Palavras-chave: Fotogrametria, movimento, saúde.

ABSTRACT

This is a conceptual review about that science of measure movements by images, or also called photogrammetry, and about how the photography become a modern tool of health records. The lector will find here the place of this science inside of Biomechanics, the history of photography, its various applications on health sciences and, finally, a reflection about the future of this instrument in movement sciences.

Keywords: Photogrammetry, movement, health.

Sobre o Autor

1. Parte da Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná/UFPR (Dezembro, 2008).
2. Fisioterapeuta, Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente; Professor Adjunto da UFPR, Curitiba/PR; Desenvolvedora do processo Biofotogrametria para Análise Clínica dos Movimentos Funcionais.

Autor para correspondência: Denise da Vinha Ricieri
E-mail: denise.ricieri@ufpr.br