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A Importância do Papel do Professor na Prática Educativa em Ciências da Saúde

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A Importância do Papel do Professor na Prática Educativa em Ciências da Saúde

The Relevance of Teacher’s Role on Health Sciences Educational Practice

Sarah Fakher Fakhouri¹, Marcela Ralin de Carvalho Deda², Marisa de Cássia Registro Fonseca³, Carlos Eli Piccinato4, Maria de Lourdes Veronese Rodrigues5

O processo de ensino está sendo desenvolvido para proporcionar um ambiente favorável ao auto-desenvolvimento e valorização do aluno, sendo uma tendência de ensino para o início do século XX.
Resumo

O processo de ensino está sendo desenvolvido para proporcionar um ambiente favorável ao auto-desenvolvimento e valorização do aluno, sendo uma tendência de ensino para o início do século XX. O objetivo este estudo foi avaliar as opiniões de egressos de cursos de Fisioterapia sobre a importância dos diferentes papéis do professor em ciências da saúde. Para isso, foi desenvolvido um questionário, auto-administrado composto por onze itens estruturados e distribuídos para um total de 71 fisioterapeutas, divididos em três grupos. O primeiro era formado por pós-graduandos de uma universidade particular, o segundo por pós-graduandos de uma universidade estadual e o terceiro grupo pelos aprimorandos. Na comparação entre os grupos na análise destas variáveis foi aplicado o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis (ANOVA não-paramétrica). Assim, os papéis do professor mais valorizados pelos grupos foram gerador de novos conhecimentos, como pesquisador, e de provedor de informações práticas.

Palavras-chave: saúde, educação, ensino, professor

Abstract

 The teaching process is being developed in order to provide an environment favorable to the self-development and self-valuing of the student, representing a tendency of education for the beginning of the 21st century. The objective of this study was to assess the opinions of students that completed the Physiotherapy course about the importance of the different roles of the teacher in health sciences. A self-administered questionnaire consisting of 11 structured items was elaborated and distributed to a total of 71 physiotherapists divided into three groups. The first group consisted of postgraduate students from a private university, the second of postgraduate students from a state university, and the third of students of a public Specialization Course. The data for the three groups were compared by the nonparametric Kruskal-Wallis test (nonparametric ANOVA). The teacher’s roles that the groups most appreciated were generator of new knowledge, as a researcher, and provider of practice information.

Keywords: health, education, teaching, teacher

Sobre os Autores
1. Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Endereço: Rua Tristão de Castro, 326. Bairro São Benedito. CEP: 38010250. Uberaba – MG
2. Fisioterapeuta, Mestranda no Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e de Pescoço pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.
3. Fisioterapeuta, Professora Doutora do Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.
4. Médico, Professor Titular do Departamento de Cirurgia e Anatomia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.
5. Médica, Professora Associada do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Membro do Grupo de Consultores do Centro de Apoio Educacional e Psicológico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.