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EFEITO DO TRATAMENTO COM USO DE NINTENDO-WII NA RECUPERAÇÃO MOTORA E FUNCIONAL DO MEMBRO SUPERIOR PARÉTICO EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL CRÔNICO

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EFEITO DO TRATAMENTO COM USO DE NINTENDO-WII NA RECUPERAÇÃO MOTORA E FUNCIONAL DO MEMBRO SUPERIOR PARÉTICO EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL CRÔNICO
Contextualização: o Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode acarretar deficiências motoras dificultando o uso funcional do membro superior.

Treatment effect with Nintendo-Wii in motor and functional recovery of paretic upper limb in patients with chronic stroke

Wilma Costa Souza1, Fábio dos Santos Palecek2, Luciana de Jesus dos Santos2, Glória Maria Moraes Vianna da Rosa1, Alba Barros Souza Fernandes1

 

RESUMO

Contextualização: o Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode acarretar deficiências motoras dificultando o uso funcional do membro superior. Os jogos em realidade virtual (JRV) propiciam
treinamento de tarefa específica, com alta intensidade e repetição. Objetivo: verificar a influência de um tratamento com uso da tecnologia Nintendo-Wii na recuperação motora e funcional do membro superior de pacientes com AVC crônico. Método: trata-se de pesquisa clínica (n=14), randômica com avaliador mascarado envolvendo dois grupos de pacientes. Cada grupo recebeu 10 sessões, duas vezes por semana, durante 50 minutos de tratamento com Nintendo-Wii ou tratamento convencional. Os instrumentos de avaliação foram o Protocolo de Desempenho Físico Fugl-Meyer (PDFFM), o Teste de Função Motora de Wolf (TFMW) e a Escala de Qualidade de Vida Específica para AVE (EQVE/AVE). Resultados: observou-se melhora significativa (p ≤ 0,05) da função motora (PDFFM), da destreza (TFMW) e da auto avaliação da qualidade de vida (EQVE/AVE) em ambos os grupos. Não houve diferença significativa na comparação entre os dois tratamentos. Conclusão: os Jogos em Realidade Virtual (JRV) contribuíram para a melhora da funcionalidade do membro superior e da percepção da qualidade de vida sendo uma alternativa terapêutica. São necessários estudos que apontem a frequência, o tempo de treinamento e a duração do tratamento ideal.

Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral, extremidade superior, fisioterapia.

 

ABSTRACT

Background: stroke can lead to motor impairment, making functional use of the upper limb difficult. Virtual reality Games (VRG) can provide specific task training with repetition and high intensity. Objective: verify the influence of a treatment with Nintendo-Wii technology in the motor and functional recovery of the upper limb of patients with chronic stroke. Methods: it was a clinical research (n = 14), randomized with masked evaluator involving two groups of patients. Each group received 10 sessions, twice weekly, for 50 minutes of treatmentwith Nintendo-Wii or conventional treatment. The assessment instruments were the Fugl-Meyer Assessment (FMA), the Wolf Motor Function Test (WMFT) and the Specific Scale of Quality of Life for AVE (SSQOL / AVE). Results: there were a significant (p ≤ 0.05) improvement in motor function (FMA), dexterity (WMFT) and self-perception of quality of life (SSQOL / AVE) in both groups. There was no significant difference in the comparison between the two treatments. Conclusion: Virtual Reality Games (VRG) contributed to the improvement of upper limb function and quality of life and might be a therapeutic alternative. Studies are needed to point out the frequency, the training time and optimal treatment duration.

Keywords: Stroke, upper extremity, physiotherapy.

 

SOBRE OS AUTORES

1Docente do Centro Universitário Serra dos Órgãos. Faculdade de Fisioterapia. Teresópolis. Rio de Janeiro.
2Discente do Centro Universitário Serra dos Órgãos. Faculdade de Fisioterapia. Teresópolis. Rio de Janeiro.

Autor correspondente:

Wilma Costa Souza
Travessa dos Tamoios, 8/402. Flamengo. CEP: 22240-050. Rio de Janeiro.
E-mail: wilmacosta@fisioscience.com.br