×

EFEITOS DA AURICULOTERAPIA NA REDUÇÃO DO ESTRESSE EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA

Edição:

EFEITOS DA AURICULOTERAPIA NA REDUÇÃO DO ESTRESSE EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA

Estresse é o estado gerado por estímulos que provocam excitação emocional e ao perturbar a homeostasia, produzem distúrbios fisiológicos e psicológicos.

Effects of auriculotherapy in reducing stress in academics of physical therapy course of a private institution

Lizandra Eveline Da Silva Moura1, Iris Fernanda Ivone De Medeiros Amorim2, Priscila Greyce Alves De França3, Oscar Felipe Falcão Raposo5, Francisco de Assis da Silva Santos4

RESUMO

Estresse é o estado gerado por estímulos que provocam excitação emocional e ao perturbar a homeostasia, produzem distúrbios fisiológicos e psicológicos. Os acadêmicos são expostos a diversos estressores, por isso é relevante atentar para a saúde destes, utilizando intervenções efetivas na redução dos sintomas do estresse, pois isso influencia seu desempenho na prática clínica. O presente estudo objetivou avaliar os efeitos da auriculoterapia na redução do estresse em acadêmicos do curso de Fisioterapia de uma instituição privada. Trata-se de um estudo caracterizado como um desenho quase-experimental antes e depois, analítico, longitudinal e intervencionista. A amostra foi composta por 20 estudantes em estágio curricular, do 5º ao 8º período do curso de Fisioterapia da ASCES-UNITA. Os participantes responderam um questionário destinado à identificação do perfil socioeconômico e hábitos de vida e o segundo questionário, o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), para identificar a sintomatologia estressora. Após isso, foram agrupados em 4 níveis de estresse e dentro de cada nível foram alocados em grupo placebo (GP) e grupo experimental (GE). No questionário ISSL foi analisado a distribuição do nível de estresse entre os alunos e observou-se que a maioria se encontrava na fase de resistência (68%) e 24% na fase de exaustão. Apesar de não conclusivos, os achados desta pesquisa contribuíram para a compreensão da auriculoterapia como uma terapia alternativa para combate ao estresse.

Palavras-chave: Estudantes, Estresse fisiológico, Estresse psicológico, Fisioterapia, Auriculoterapia.

ABSTRACT

Stress is the state generated by stimuli that causes emotional arousal and disturbs homeostasis, producing physiological and psychological disorders. Students are exposed to various stressful factors, so it is important to pay attention to their health. Using effective interventions to reduce the symptoms of stress, can enhance the performance of students in clinical practice. The present study objectified, evaluates the effects of auriculotherapy in reducing stress in students from a private institution’s physiotherapy course. This study is characterized as an, almost-experimental design before and after, longitudinal, interventionist and analytical character. The participants were 20 students from the 5th to the 8th semester of ASCES UNITA’s physiotherapy course. Participants answered one questionnaire for the identification of socio-economic profiles and lifestyles. The second questionnaire was the Inventory of Stress Symptoms for Adults Lipp (ISSL), to identify stress symptoms. The participants were grouped into one of four levels of stress and within each level were placed into a group placebo (GP) and an experimental group (EG). During the ISSL questionnaire, we analyzed the distribution of the stress levels among students. We discovered that the vast majority of students were allocated to the resistance phase by 68%, and 24% in the exhaust phase. Although not conclusive, the findings of this research can contribute to understanding auriculotherapy as an alternative therapy for the fight against stress.

Keywords: Students, Physiological stress, Psychological stress, Physiotherapy, Auriculotherapy.

SOBRE OS AUTORES

Lizandra Eveline Da Silva Moura1, Iris Fernanda Ivone De Medeiros Amorim2, Priscila Greyce Alves De França3, Oscar Felipe Falcão Raposo5, Francisco de Assis da Silva Santos4

Autor correspondente:

Lizandra Eveline Da Silva Moura
Centro Universitário ASCES-UNITA, Caruaru-PE
Rua da Encruzilhada, n232, Bairro: Prado CEP: 55642-050
Gravatá-Pernambuco-Brasil
Email: lizandraeveline@gmail.com