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EFEITOS DOS EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS EM ESTUDANTES DE AGRESTINA-PE

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EFEITOS DOS EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS EM ESTUDANTES DE AGRESTINA-PE

O processo de desenvolvimento dos adolescentes traz inúmeras transformações na vida destes indivíduos.

Effects of  therapeutic exercises in school agrestina-pe

Aline Karla Santos De Oliveira1,João Paulo Santos Mendes1,Monica Maria De Almeida1,Carlos Eduardo Alves De Souza2

RESUMO

Introdução: O processo de desenvolvimento dos adolescentes traz inúmeras transformações na vida destes indivíduos. Durante esta fase, os mesmos podem sofrer aumento de tensão em determinados grupos musculares. Estudos realizados em localidades brasileiras mostram diferenças significativas na prevalência de alterações posturais nos estudantes, porém, o resultado de intervenções, através de exercícios terapêuticos, na flexibilidade muscular nos estudantes é escasso. O objetivo deste estudo é descrever as alterações na flexibilidade provocadas por um programa de exercícios terapêuticos em estudantes do 7° ano de uma escola estadual de Agrestina-PE. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo quase experimental, através de intervenções para analisar o efeito de um protocolo de exercícios. O grupo foi submetido à avaliação, ao protocolo de exercícios terapêuticos, que foi realizado numa freqüência de duas vezes por semana em dias alternados, e reavaliação após 45 sessões. A análise de dados foi realizada através do software EPI-INFO 6.04. Resultados: Foram avaliados 34 indivíduos, que apresentaram diferenças nos movimentos e retrações avaliados, apenas a inclinação toracolombar lateral esquerda que não apresentou diferenças no ganho de flexibilidade. Conclusão: A maior alteração ocorreu no ganho de amplitude de movimento para inclinação direita das regiões cervical e toracolombar. Esses resultados demonstram a necessidade da prática diária destes exercícios para a manutenção ou aumento da flexibilidade.

Palavras chave: Postura; Flexibilidade; Fisioterapia.

ABSTRACT

Introduction: The development process of brings adolescents many changes in the lives of these individuals. During this stage it may undergo an increase in tension in certain muscle groups. Studies in Brazilian cities show significant differences in the prevalence of postural changes in students, however, the result of interventions through therapeutic exercises, muscle flexibility in students is scarce. The aim of this study is to describe the changes in flexibility caused by a therapeutic exercise program for students 7th year in a state school Agrestina-PE. Materials and methods: We conducted a quasi-experimental study with intervention to analyze the effect of an exercise protocol. The group underwent evaluation, postural exercise protocol, which was performed at a frequency of twice a week on alternate days, and reassessment after 45 sessions. Data analysis was performed using EPI-INFO 6.04. Results: We evaluated 34 subjects, which showed differences in movements and shortening evaluated, only the slope thoracolumbar left side that showed no difference in flexibility gains. Conclusion: The biggest change occurred in the gain range of motion for right slope of the cervical and thoracolumbar. These results demonstrate the need to practice these exercises daily for the maintenance or development of flexibility.

Keywords: Posture; Pliability; Physiotherapy.

SOBRE O AUTOR

1 Fisioterapeutas graduados pela Faculdade ASCES

2 Docente da Faculdade ASCES, Mestre em Ciências da Saúde pela UPE

AUTOR CORRESPONDENTE

Carlos Eduardo Alves de Souza

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