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ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE TRATAMENTO EM UMA ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ (RO)

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ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE TRATAMENTO EM UMA ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ (RO)

Preparation and implementation of a treatment protocol in an adolescent with multiple disabilities in the city of Ji-Paraná (RO)

 

Miriam Terceros Gutierrez Bejarano¹, Parlei Francielli Ribeiro¹, Ariane Pereira Ramirez²,  Carolina Tarcinalli Souza³, Susana Maria Mana de Aráoz4

 

Deficiência múltipla é o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social, alterando assim o desenvolvimento motor. No entanto, não é o somatório dessas alterações que caracterizam a deficiência múltipla.

 

RESUMO

Deficiência múltipla é o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social, alterando assim o desenvolvimento motor. No entanto, não é o somatório dessas alterações que caracterizam a deficiência múltipla, mas sim o nível de desenvolvimento, as possibilidades funcionais, de comunicação, interação social e de aprendizagem que determinam as necessidades educacionais dessas pessoas. Verificar o desempenho motor global de uma adolescente de quinze anos de idade do gênero feminino com deficiência múltipla do município de Ji-Paraná (RO).  Foi utilizada ficha de avaliação de neurofuncional da clínica escola CEULJI/ULBRA (Ji-Paraná), na primeira e na última sessão, na qual subsidiou a elaboração do protocolo de tratamento domiciliar utilizando as técnicas do Conceito Neuroevolutivo (Bobath). Foram realizadas 20 sessões de fisioterapia duas vezes semanais, em conjunto com relatório semanal para o registro da evolução clínica da adolescente e de depoimento da mãe no início e término do tratamento. O resultado mostrou-se satisfatório por meio da técnica Neuroevolutiva possibilitando melhora na dissociação das cinturas, flexão dos joelhos e marcha independente.Considerando a escassez de artigos publicados sobre deficiência múltipla, protocolos de reabilitação fisioterápica e ambiente familiar essa pesquisa teve importância quanto aos aspectos físicos e psicossociais na melhora das atividades funcionais e promovendo maior qualidade de vida para essa adolescente.

 

Palavras- Chaves: Deficiência Múltipla, Desenvolvimento Humano, Conceito Bobath

 

ABSTRACT

Multiple Disabilities is the set of two or more associated disabilities, physical, sensory, mental, emotional or social behavior, thereby altering the development engine. However, it is not the sum of these changes that characterize multiple disabilities, but the level of development, the functional possibilities of communication, social interaction and learning that determine the educational needs of these people. To investigate the motor performance overall a fifteen-year-old female with multiple disabilities in the municipality of Ji-Paraná (RO). We used the evaluation form to the school clinic neurofuncionnal CEULJI / ULBRA (Ji-Parana), first and last session, in which inputs for the drafting of the protocol of home treatment using the techniques of neuro Concept (Bobath). Underwent 20 physiotherapy sessions twice weekly, together with weekly report to record the clinical course of the adolescent and the mother’s testimony at the beginning and end of treatment. The result was satisfactory through Neuroevolutive technique allowing improvement in the dissociation of waists, knee flexion and walking independently.  Considering the scarcity of published papers on multiple disabilities, physical therapy and rehabilitation protocols family environment that research was important as the physical and psychosocial aspects in the improvement of functional activities and promoting increased quality of life for this teenager.

 

Key-Words: Multiple Deficient, Human Development, Concept Bobath

Recebido: 01/2014
Aceito: 04/2014

Sobre o Autor:

1. Graduandas do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, Ji-Paraná, Roraima, Brasil.
2. Graduanda do curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas de Bauru, Bauru, São Paulo, Brasil.
3. Docente do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, Mestre em Plasticidade Neuromuscular e Desenvolvimento Neuromotor: avaliação e intervenção fisioterapêutica, Ji-Paraná, Roraima, Brasil.
4. Professora Doutora do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, Universidade Luterana do Brasil , Brasil. Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil (2009).

Autor para correspondência:

Ariane Pereira Ramirez
Rua Das Domésticas n° 1-83.  Núcleo Gasparini,  CEP:  17022-320, Bauru – SP.
Fone: (14) 3237- 5614 (14) 9623-8973
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