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Início Precoce da Vida Sexual e Gravidez na Adolescência: Implicações na Educação Formal e Expectativas Futuras dos Adolescentes

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Início Precoce da Vida Sexual e Gravidez na Adolescência: Implicações na Educação Formal e Expectativas Futuras dos Adolescentes

Premature Beginning Sexual Behavior and Adolescent Pregnancy: Implications in Formal Education and Adolescent Future Expectations

Ana Silvia Moccellin², Patricia Driusso²

Os objetivos do estudo, de caráter qualitativo, foram identificar se o abandono das salas de aula estava relacionado ao início precoce da vida sexual e, analisar a proximidade desses fatores com o nível sócio-econômico e estrutura familiar das adolescentes.

RESUMO

Os objetivos do estudo, de caráter qualitativo, foram identificar se o abandono das salas de aula estava relacionado ao início precoce da vida sexual e, analisar a proximidade desses fatores com o nível sócio-econômico e estrutura familiar das adolescentes.

MÉTODOS: O estudo incluiu um diagnóstico situacional que foi dividido em duas etapas: identificação e contatocom as adolescentes estudantes da 5ª a 8ª séries que abandonaram a escola durante o período de 2007 e 2008; identificação da causa de evasão escolar, por meio de um questionário sobre qualidade de vida e alguns dados pessoais. RESULTADOS: Os resultados mostram que a maioria das adolescentes abandonou os estudos por uma gravidez ou para morar com o namorado e, com relação às expectativas atuais e futuras, a maioria pretende trabalhar fora de casa. CONCLUSÕES: Reestruturar a assistência e atenção à saúde da adolescente torna-se uma questão de promoção de saúde e, paralelamente a esse trabalho de prevenção gestacional, deve-se: propor uma nova metodologia de educação sexual nas escolas e implementar políticas públicas que evitem a evasão escolar dessas adolescentes. Palavras-chave: Gravidez, adolescente, evasão escolar, sexualidade, saúde.

ABSTRACT

The aim of the study, qualitative in nature, were to identify whether the abandonment of classrooms was related to early onset of sexual life and to consider the proximity of these factors with the socio-economic level and family structure. METHODS: The study included a situational diagnosis which was divided into two stages: identifi cation and contact with the adolescent students from 5th to 8th grades who left school during the 2007 and 2008, identifying the cause of school dropout through an questionnaire of quality of life and some personal data. RESULTS: The results show that the most of teenagers had left their studies for a pregnancy or to live with the boyfriend and, as for current and future expectations, most want to work out of home. CONCLUSION: Restructuring assistance and health care of the adolescent becomes an issue of health promotion and, in parallel to this work of pregnancy prevention, it needs: to propose a new method of sexual education in schools and to implement public policies to prevent the dropout of adolescents. Key-words: Pregnancy, adolescent, student dropouts, sexuality, health.

Sobre o Autor

1. Ana Silvia Moccellin: Fisioterapeuta especialista em Saúde da Família e Comunidade e Mestre em Fisioterapia pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Paulo.

2. Profª. Drª. do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Paulo.

Recebido: 31/08/2010
Aceito: 21/06/2011
Autor para correspondência: Ana Silvia Moccellin
E-mail: anamoc33@yahoo.com.br