×

MOTIVAÇÃO E ENVOLVIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE INGRESSANTES AO ENSINO TÉCNICO DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

Edição:

MOTIVAÇÃO E ENVOLVIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE INGRESSANTES AO ENSINO TÉCNICO DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

Resumo

Objetivo: Analisar a qualidade da motivação e o envolvimento nas aulas de Educação Física. Métodos: Participaram 99 alunos ingressantes no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal da Bahia, campus Juazeiro, que responderam o Questionário de Causalidade do Lócus Percebido e a Escala de Envolvimento na Educação Física. Resultados: Os resultados evidenciaram não haver diferença significativa nos níveis de motivação entre os sexos, apontando maiores escores de regulação controlada da motivação, bem como de desmotivação em ambos os sexos. Conclusão: Verificou-se que a desmotivação e a motivação introjetada estão associadas de forma negativa com o envolvimento comportamental dos alunos, enquanto a motivação externa se associou positivamente com o envolvimento comportamental nas aulas de Educação Física.

Palavras-chave: Autodeterminação. Envolvimento. Ensino Médio. Educação Física.

 

Abstract

Objective: This study analyzed the quality of motivation and the involvement in the Physical Education. Methods: 99 students attended entering High School Integrated in the Federal Institute of Bahia, campus Juazeiro who answered the Questionnaire of Causality of the Perceived Loci and the Scale of Involvement in Physical Education. Results: The results showed that there was no significant difference in the levels of motivation between the sexes, pointing higher scores of controlled regulation of motivation, as well as of demotivation in both sexes. Conclusion: It was verified that the motivation and introjected motivation are negatively associated with the behavioral involvement of the students, while the external motivation was positively associated with the behavioral involvement in the Physical Education classes.

Keywords: Self-Determination, Involvement, Secondary Education, Physical Education.

Sobre o Autor:

João Paulo Silva de Oliveira; Álvaro Rego Milen Neto; Gabriel Lucas Morais Freire

José Fernando Vila Nova de Moraes; José Roberto Andrade do Nascimento Junior

1 Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.

 2 Universidade Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Autor Correspondente

Gabriel Lucas Morais Freire

Univerisdade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Recife, Pernambuco, Brasil.

Rua Coronel João Rufino, N° 77. CEP: 52061-110.

E-mail: bi88el@gmail.com