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O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE DANÇA SOBRE A PREPARAÇÃO FÍSICA DOS BAILARINOS

Geovana Minikovski1, Andrey Portela2

  • Graduanda do Curso de Educação Física da UNIGUAÇU.
  • Professor do Curso de Educação Física da UNIGUAÇU.

 

Autor para correspondência:

Geovana Minikovski

Endereço: Rua Manoel Estevão, 1186 – União da Vitória, PR, CEP 84600-364

E-mail: [email protected]

Edição: ,

O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE DANÇA SOBRE A PREPARAÇÃO FÍSICA DOS BAILARINOS

RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo descrever o conhecimento de professores de dança sobre os procedimentos aplicados para a preparação física de bailarinos. A pesquisa aplicada, de campo, quantitativa, descritiva, investigou professores de dança atuantes nas cidades de União da Vitória – PR e Porto União – SC, graduados ou não, de ambos os sexos, independentemente da idade e tempo de experiência, que atuassem em qualquer nível e modalidade de dança, caracterizando uma amostra do tipo não probabilística intencional. Como instrumento de pesquisa foi aplicado um questionário, construído especificamente para este estudo. Na sequência os professores foram convidados a participar, sendo familiarizados com a pesquisa e com o instrumento, assinando um termo de consentimento livre e esclarecido. A coleta de dados, se deu em um lugar reservado, individualmente. Os dados coletados foram tabulados, analisados e interpretados a partir da estatística descritiva, utilizando-se o software Microsoft Excel. Ao final considera-se que os professores de dança têm pouco conhecimento sobre a importância e as formas de preparação física dos seus bailarinos durante as aulas de dança. Percebe-se a fragilidade e/ou inconsistência das informações apresentadas pelos professores sobre como trabalhar as variáveis que interferem no desempenho e treinamento físico, como também a falta de domínio em fazer uma periodização.  

 PALAVRAS-CHAVE: Ensino da Dança; Bailarinos; Preparação Física.

 

ABSTRACT:

This research aimed to describe the knowledge of dance teachers about the procedures applied for the physical preparation of dancers. The applied quantitative and descriptive field research investigated dance teachers working in the cities of União da Vitória – PR and Porto União – SC, graduated or not, of both sexes, regardless of age and time of experience, who worked in any level and form of dance, featuring a sample of the intentional non-probabilistic type. As a research instrument it was applied a questionnaire, built specifically for this study. The study was approved by Uniguaçu’s Ethics and Bioethics Center. Following this, the teachers were invited to participate, being familiar with the research and the instrument, signing a free and informed consent form. Data collection, which took place during August and September 2019, took place in a private place, individually. The collected data were tabulated, analyzed and interpreted from the descriptive statistics, using the Microsoft Excel software. In the end it is considered that dance teachers have little knowledge about the importance and physical preparation of their dancers during dance classes. There is a lack of information on the part of teachers on how to work on the variables that interfere with performance and physical training, as well as the lack of mastery in making a periodization.

KEYWORDS: Dance Teaching; Dancers; Physical Preparation.